20 de junho de 2023

Partilha de boas práticas digitais de escolas- Webinares nacionais

 

Os Embaixadores digitais, em colaboração com os coordenadores das equipas de desenvolvimento digital de cada escola, puderam recolher algumas das boas práticas digitais de escolas, nas diversas áreas disciplinares. Com a articulação dos Centros de competência TIC nacionais e a Direção Geral de Educação, foi possível apresentar uma amostra destas práticas inovadoras com recurso a ferramentas educativas digitais e através de um cenário de aprendizagem.Vários Webinares foram apresentados ao longo dos meses de abril, maio e junho de 2023.

Ver os webinares:

Lisboa

Porto

Setúbal e Alentejo

Trás-os-Montes

Minho




19 de junho de 2023

Informação Cidadania Digital - CriA.On

 

Da iniciativa de investigadores com pesquisa sobre a área dos meios digitais e de comunicadores de ciência, a plataforma Crianças e Adolescentes Online (CriA.On) visa incentivar o diálogo com famílias e com profissionais de educação, de saúde e bem-estar, juristas e todos os que acompanham crianças e famílias nas suas áreas de atuação.

Ver mais informação aqui







PROJETO ysKills.eu - Competências digitais de crianças e jovens

 

Objetivo geral

Aprimorar e maximizar o impacto positivo de longo prazo do ambiente de TIC em vários aspetos do bem-estar de todas as crianças, estimulando a resiliência por meio do aprimoramento das habilidades digitais.

mais informação, ver a página aqui




6 de junho de 2023

Campanha - Uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

 Informação de ERTE, DGE:

Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Consulte também as recomendações vídeo para o uso saudável da tecnologia dadas por especialistas e por figuras públicas.

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.
Mais informações em:
https://www.seguranet.pt/

O início do Plano de Transição Digital de Escolas no CFAE Prof. João Soares.


 O Plano de Transição Digital de Escolas no CFAE Professor João Soares teve início no ano letivo 2020-2021 e 2021-2022, com o Embaixador Digital Prof. João Rodrigues sendo a Diretora do CFAE, Drª. Dalila Tching.
 A partir de setembro de 2022, assumiu a fução de Embaixadora Digital a Prof.ª Lurdes Figueiredo, 2022-2023 e a 19 de dezembro de 2022, assumiu a função de diretor do CFAE, o Dr. Pedro Pereira Miguel Pereira.

Academia Digital de Pais- Como aderir?


Em setembro de 2023, haverá a 4.ª edição.

 A informação completa em:

link para a ACADEMIA DIGITAL DE PAIS - DGE


O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. Esta terceira edição do Programa, alarga agora o seu espetro de ação, em termos formativos, com o lançamento do Curso - Consumidor Digital, pretendendo sensibilizar os cidadãos para a importância de atitudes críticas e conscientes, de modo a adotarem comportamentos que favoreçam a poupança de energia e um consumo adequado de recursos naturais.

Agrupamentos de Escolas/Escolas Não Agrupadas envolvidos
O Programa Academia Digital para Pais III está a ser desenvolvido em 203 Unidades Orgânicas. Consulte a rede de escolas que aderiram à Academia Digital para Pais.

Apoio
Esta iniciativa tem o apoio do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e do Centro de Sensibilização SeguraNet na produção dos conteúdos da formação e na formação dos voluntários.

Como funciona?
As ações de formação têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral e irão decorrer nas instalações da própria instituição de ensino, podendo participar até duas pessoas por agregado familiar.
Cada escola participante procederá à identificação e seleção dos voluntários formadores, que deverão ser, preferencialmente, alunos que frequentam o agrupamento, com idades entre os 14 e os 18 anos. Poderão, ainda, ser selecionados voluntários junto do grupo dos docentes, técnicos e/ou pais/encarregados de educação da respetiva comunidade educativa para dinamizar esta formação.

Modelo da formação
A terceira edição do Programa Academia Digital para Pais, integra a seguinte oferta formativa: 
Curso - Competências digitais básicas (8 horas);
Curso - Segurança e Cidadania Digital (8 horas);
Curso - Consumidor Digital (8 horas).

5 de junho de 2023

Apoio às escolas - SELFIE PTK - para que serve?

 Fonte de informação: DGE

Questionários SELFIE (Descrição detalhada)

Link para aplicação do questionário SELFIE

Ferramenta SELFIE:

Ver mais informação no link:




 



Selo de Segurança Digital da Escola e a sua importância - eSafety Label - for a safer school


Fonte de informação: DGE

Como participar








Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” - até dia 30.06.2023

 Fonte de informação: DGE

A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Para tal, afigura-se como de extrema importância que as escolas definam e implementem o seu Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”. 

Com efeito, consubstanciado nas premissas da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e orientado para o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, é significativo continuar a promover, em cada uma das escolas, um ambiente de bem-estar, onde a colaboração de toda a comunidade educativa, em particular a das crianças e jovens, contribua para a sua transformação. Em cada espaço deve respirar-se empatia e respeito, e a inclusão terá de ser assumida como uma realidade, onde o preconceito, os estereótipos e os discursos de ódio, não tenham lugar.
Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, em resposta a este desafio, as escolas que desejarem concorrer à certificação anual “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” deverão responder ao formulário disponível em https://area.dge.mec.pt/dspebullrelatorio, até ao dia 30 de junho de 2023, onde são considerados, entre outros, os aspetos que constam na proposta de organigrama.
Na última edição, verificou-se um aumento significativo do número de escolas certificadas, passando de 52 (em 2020) para 208 (em 2022).
É importante continuar a certificar as escolas que, atentas, respondem “não” à violência e desenvolvem um plano de prevenção e combate a todas as formas de violência, em particular ao Bullying e ao Ciberbullying.
A criação de um ambiente de bem-estar em meio escolar é da responsabilidade de todos os que habitam cada Escola!
  A lista das escolas certificadas será divulgada em outubro no website https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/e também nas redes sociais associadas, bem como através dos canais da Direção-Geral da Educação. 

Desafios da Segura Net - DIA DA INTERNET MAIS SEGURA

 Em todos os anos letivos, as ecolas poderão participar nestes desafios...

E em 2023, foi assim:


Atividades Escolas

No dia 7 de fevereiro de 2023, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura, que, este ano, assinala também a sua vigésima edição.
Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 150 países e em todos os continentes. Assim, à semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração do Centro de Competência TIC Softciências, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.

A fim de dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, bem como permitir uma georreferenciação das mesmas, solicita-se que procedam ao respetivo registo, na página de apoio Atividades das Escolas – fevereiro 2023 (consulte tutorial de registo).

Alunos: Os líderes Digitais - Iniciativas para as escolas...

 Em todos os anos letivos, as exolas poderão aderir a esta iniciativa.



Para participar com os alunos, nas categorias “Líderes Digitais” e/ou “Líderes Digitais Benjamins”, o professor responsável pela (s) equipa(s) deve proceder à sua inscrição, até ao dia 9 de fevereiro de 2023, através do formulário:                  

Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, e com a colaboração dos Centros de Competência TIC de Setúbal e de Aveiro, pretende-se que as equipas de alunos, acompanhadas por um professor, com o apoio do SeguraNet e dos CCTIC, promovam ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital. 
A sessão de apresentação da iniciativa, em formato online, decorrerá no dia 11 de janeiro de 2023.
Os interessados em participar deverão inscrever-se em: http://projetos.ese.ips.pt/acd/
Para mais informações, consulte o documento orientador.
Como exemplo de uma das atividades realizadas na edição anterior, partilhamos o registo vídeo: